top of page
Pink Earth_edited.png

o livro

"Abelhas e bananas a granel - Fazer-se biodiversidade com o corpo na rua: experimentações em extensão e educação ambiental" é o [novo] livro do projeto.

​

​​

​

​

​

​​

​

​

​

​​

​

​

​

​

​

​

Por enquanto, o livro só pode ser adquirido indo aos lançamentos.

Mas você pode registrar interesse entrando em CONTATO conosco.

​

O próximo lançamento do livro será no dia 05/09/25, às 12h, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dentro do evento: “Festival do Conhecimento”.

Se inscreva na Oficina "NA TRILHA DA BIODIVERSIDADE" no evento: https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimentoufrj2025-582841/

 

Aqui a sinopse do livro:

Queremos re-conhecer os nossos territórios!

Esse é o mote de um projeto que começou como “na trilha das abelhas”, passou a ser “na trilha da biodiversidade” e hoje é só “na trilha”. Vinculado a três universidades públicas e a uma série de personagens que aparecem nesse livro (Ana Clara, Paula, Laís, Renata, eu, entre outras), ele tem inventado e fomentado discussões em Educação Ambiental, Extensão e Biodiversidade. As trilhas são experimentações que fazemos com o corpo na rua que levam a sentir, pensar e, literalmente, nos mover pelos espaços.

Vivemos um estar sem estar na educação ambiental. Como mapear as contribuições desses nossos fazeres para esse campo?

Experimentamos na Extensão universitária. Como podemos criar nesse lugar de acolhimento e re-conhecimento do ser-estar no trabalho docente?

Deslocamos conceitualmente a ideia de Biodiversidade. Como re-imaginar essa “coisa” que é facilmente definida por qualquer biólogo, mas que, pouco re-elaborada ou compreendida em sua complexidade e amplitude, acaba reduzida a uma lista de espécies dispostas em chaves de identificação ou em classificações reducionistas de relações ecológicas intra-interespecíficas (des)harmônicas?

Essas e outras perguntas vêm embaladas nesse projeto ético e estético a granel: os elementos, debates e rigor teórico estão presentes, mas são deixados, propositalmente, em aberto, com brechas a serem preenchidas pelas experiências de cada pessoa leitora. Não há ordem certa para conhecer os cenários ou personagens, não há cronologia. Há uma operação de vida-escrita-pesquisa que infiltra outras formas de pensar nos campos acadêmicos, que se faz de cupim para destruir fundações canônicas e que busca se desvencilhar dos rótulos e teorias que colonizam. Como cada trilha do na trilha é única em sua multiplicidade, assim o é cada “Abelhas e bananas a granel”: um uso proposital de bioengenharias-filosóficas para perseguir outras possibilidades e universidades e educações ambientais e biodiversidades.

Isso aqui é um convite ao não desaparecimento!

​

E no nosso BLOG, está rolando um Diário de Lançamento.

bottom of page